Tuesday, September 16, 2008

017: Uma última hommage a Richard Wright

Se as segundas-feiras são tristes, quem dirá essa Blue Monday que iniciou em 15/09/2008. Falece Richard Wright, nosso psychedelic keyboard hero, nascido em 28 de julho de 1943.


Não há dúvidas de que o Pink Floyd não seria a mesma coisa sem Rick, e mesmo ficando a maior parte do tempo behind the shades, Richard contribuiu para a música do grupo Inglês de maneira inigualável. Se o Pink Floyd é mais conhecido pela psicodelia dos primeiros anos, pela a veia progressiva da época mais duradoura, ou pelo quasi-pop dos últimos anos, é difícil dizer. Claro que aparentemente a melhor fase é a progressiva, mas independentemente do período, Wright coloca seus teclados com a genialidade que dificilmente é alcançada no mundo do Rock. Rick evoluiu com as fases da banda, sendo capaz de “colorir” cada música com seu feeling meio jazz, meio erudito, meio modal, simples, mas eficaz. Sem Wright, o Pink Floyd teria sido uma grande banda mesmo assim, mas com Wright podemos gentilmente conceder ao Pink Floyd o título de melhor banda de todos os tempos.


Richard trabalhava em um novo álbum solo quando foi interrompido pelo câncer. Já era de conhecimento da imprensa que esse álbum conteria essencialmente faixas instrumentais. Quem sabe nossos amigos Floyds resolvem terminar e lançar como tributo...

Gustavo Giacomini
Estúdio B3 / Banda Jackies

No comments: